Make your own free website on Tripod.com

Homepage - Portugues
Accueil Remonter Activités Répertoire Discographie Extraits de Presse Musiciens

 

 

 

 

 

 

 

 

Afonso Venturieri, fagotista

 

Afonso Venturieri iniciou seus estudos musicais aos doze anos em Belém do Pará, cidade onde nasceu.

Durante dois anos atuou como primeiro fagotista da Orquestra Sinfônica de Campinas, com a qual foi solista em diversos concertos.

Agraciado com uma bolsa de estudos do governo alemão, seguiu para a Escola Superior de Música de Detmold, Alemanha, onde após quatro anos de estudo diplomou-se com a nota máxima na classe do Prof.Helman Jung.

Aperfeiçoou-se em seguida na Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburgo, Austria, na classe especial para solistas, sob orientação do Prof.Milan Turkovic.

Atuou como membro, solista e em conjuntos de música de câmera com várias orquestras, como Detmolder Bläserkreis, Nordwestdeutsche Philharmonie, Wiener Bläseremsemble, etc.

De 1985 a 1987 foi membro do Ensemble Modern, orquestra de câmera da Sociedade Alemã de Música Comtemporânea, Frankfurt.

Em 1989 conquistou o primeiro prêmio no Concurso Internacional para Instrumentos de sopro realizado em St-Gallen, Suíça.

Desde outubro 1987 é primeiro fagotista – solista da Orchestre de la Suisse Romande, em Genebra, Suíça.

Afonso Venturieri apresenta-se regularmente em concertos como solista e em diversas formações de música de câmera na Europa e América do Sul, principalmente com a Camerata Academica Mozarteum de Salzburgo, Salzburg Chamber Soloists e Ensemble Fidelio – octeto de sopros solistas da Orchestre de la Suisse Romande. 

Afonso Venturieri participou desde 1987 quase anualmente do corpo docente do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Desde julho 2002 é professor de fagote, cursos superior e profissional, do "Conservatoire de Musique de Genève", tendo ministrado diversos cursos e masterclasses, p. ex. no Mexico - Youth Orchestra of the Americas, Portugal, etc.

Homepages